pesquisa

02/01/2016

Como voltar à forma física depois das festas


Se você chutou o balde e exagerou nas festas de fim é normal que ganhe até 5kg. Além das fartas refeições, beliscar o tempo todo nas festas, acordar tarde, pular refeições e exagerar nas bebidas alcoólicas são outros hábitos que promovem o rápido ganho de peso no fim de ano.


É comum comer e beber além da conta durante as festas de fim de ano e em poucos dias se sentir inchada, com uma barriguinha saliente ou até uns quilos a mais. De acordo com o endocrinologista Pedro Assed, nessa época algumas pessoas chegam a consumir de 5 a 6 mil calorias em um só dias, sendo que o consumo calórico médio de uma mulher adulta normalmente é de 1800 calorias diárias.




Dicas para combater de forma rápida 3 problemas comuns após as festas de fim de ano: o inchaço, a barriguinha saliente e quilinhos a mais.

COMBATENDO O INCHAÇO
Refrigerantes e pães salgados são exemplos de alimentos que possuem um alto teor de sódio, o que pode aumentar a pressão arterial provocando inchaços. Já alimentos que contém glúten, como massas e bolos, podem levar a inflamação de células intestinais, dificultando a absorção de nutriente e também provocando o inchaço e a retenção de líquidos. Qualquer pessoa pode sofrer os efeitos desses alimentos, mas mulheres que já estão com sobrepeso ou que tomam anticoncepcional oral estão mais suscetíveis ao inchaço, principalmente nas mãos e nos pés. Para combatê-lo, o expert recomenda:
- Beber muito líquido para aumenta produção de urina, fazendo com que o líquido retido pelo organismo também seja eliminado. Chás de hibisco, chá verde, preto e de cavalinho são excelentes diuréticos;
- Não ficar parada! Caminhar durante o dia é importante, assim como evitar ficar com os pés para baixo por períodos prolongados.

ELIMINANDO A BARRIGUINHA
O abdome é a parte do corpo que tende a acumular mais gordura, embora isso possa variar dependendo de fatores genéticos de cada um. Mulheres que já estão no limite do seu peso ideal ou com o percentual de gordura corporal superior a 28% (considerado o adequado para mulheres jovens e sadias) tendem a ganhar uma barriga saliente quando exageram na alimentação. Eliminar essa gordura abdominal requer uma disciplina que depende em 70% da alimentação e 30% da atividade física. Aposte em:
- Reduzir o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pães, bolos, doces e biscoitos, substindo-os por fontes vegetais de carboidratos, como frutas e legumes;
- Comer alimentos integrais e ricos em fibras. Eles ajudam na digestão e diminuem os picos de insulina, hormônio que estimula a formação de tecido gorduroso e cuja produção no organismo tende a acontecer quando comemos açúcares e carboidratos;
- Substituir o açúcar por adoçantes, inclusive os culinários no preparo de receitas doces, e consumir chocolates amargos ou com 70% de cacau ao invés das versões ao leite, se você não consegue dispensar os doces.


PERDENDO DE 3KG A 5KG



Se você chutou o balde e exagerou nas festas de fim é normal que ganhe até 5kg. Além das fartas refeições, beliscar o tempo todo nas festas, acordar tarde, pular refeições e exagerar nas bebidas alcoólicas são outros hábitos que promovem o rápido ganho de peso no fim de ano. Quanto mais depressa você se disciplinar para eliminar os quilos extras que foram ganhos rapidamente, mais fácil será perdê-los.

De acordo com o expert, o sistema nervoso tem um circuito de neurônios que capta estímulos regulando o balanço energético do corpo. O quanto antes os neurônios captarem a perda de peso, mais rápida será a resposta do metabolismo. Se o indivíduo demora a perder os quilos extras, esses neurônios tendem a ficar menos sensíveis aos estímulos da perda de peso, dificultando a volta para o peso anterior. Para eliminar os quilos em excesso em um mês, ele recomenda:
- Fazer refeições regulares com intervalos máximos de 3 horas entre uma e outra, evitando sobremesas e bebidas alcoólicas;
- Exercitar-se por pelo menos 150 minutos por semana, dando preferência para atividades aeróbicas, como caminhada ou corrida, bicicleta e transport;
- Dormir bem! No período noturno ocorre a liberação do hormônio do crescimento, essencial para a manutenção e ganho de massa magra. A privação de sono gera estresse e irritabilidade, provocando a liberação excessiva de cortisol, hormônio que estimula a formação de tecido gorduroso;
- Tomar muita água e consumir alimentos integrais que prolongam a sensação de saciedade;
- Evitar comer em frente à televisão ou computador porque a distração faz com que você acabe comendo mais do que o necessário sem se dar conta.









Fonte: revistamarieclaire  Fotos: Divulgação

Promoções imperdíveis!

Produtos em destaque no site

Veja nossas sugestões de produtos