pesquisa

26/03/2016

Audi RS3 Sportback vai de 0 a 100 em 4,3 segundos

Audi RS3 Sportback vai de 0 a 100 em 4,3 segundos
É a versão mais nervosa da terceira geração do A3, que chega ao Brasil por R$ 290 mil trazendo várias atualizações, novidades na construção e muita potência


O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi o palco de apresentação do Audi RS3 Sportback 2016, ocorrida no último sábado (19). É a versão (bem) mais nervosa da terceira geração do A3, que chega ao Brasil por R$ 290 mil trazendo várias atualizações, novidades na construção e muita potência. São 367 cavalos de potência gerados pelo motor 2.5 turbo FSI de cinco cilindros, e o tempo que o RS3 Sportback leva de zero a 100 km/h é de apenas 4,3 segundos. De fato, é um coice no peito do motorista. Em Interlagos, o cartão de visita do teste foi o lauch control, um assistente que otimiza a tração quattro sem deixar as rodas patinarem.
Audi RS3 Sportback vai de 0 a 100 em 4,3 segundos




Audi RS3 Sportback vai de 0 a 100 em 4,3 segundos
Para fazer valer o “controle de lançamento” do RS3 Sportback, o motorista deve desligar momentaneamente o controle de tração e ajustar o Audi Drive Select na opção “Dynamic” (a que entrega mais desempenho); aí, é só pisar no pedal do freio com o pé esquerdo até o fim e afundar o pé no acelerador. O motor de cinco cilindros faz seu característico rugido esportivo e ao tirar o pé do freio é dada a largada. A aceleração é tão forte que, no primeiro momento, a visão do motorista chega a ficar turva – e volta ao normal em menos de um segundo.

Foram duas voltas pelos 4.309 metros da casa do GP do Brasil de Fórmula 1. À noite. Nem mesmo seu peso – 1.520 quilos – tira prazer na tocada. Na reta, chegava aos 220 km/h praticamente num piscar de olhos – a máxima, de 250 km/h, é limitada eletronicamente. As retomadas de aceleração nas saídas de curva eram pura diversão. Não é para pouco: o torque máximo de 465 Nm a partir de meros 1.625 rpm (e constante até os 5.500 giros) faz o RS3 Sportback acelerar de 60 a 100 por hora em 4,1 segundos – isso em quarta marcha. Em quinta, ele faz de 80 a 120 em 5,8.

O câmbio S-Tronic de sete marchas transfere toda a força do propulsor por meio de três eixos e é composta de dupla embreagem, o que praticamente anula a perda de aceleração durante cada troca. As marchas inferiores são curtas de propósito para aumentar o desempenho e a eficiência energética, e a sétima é alongada justamente para diminuir o consumo de combustível.
Audi RS3 Sportback vai de 0 a 100 em 4,3 segundos
Forte na aceleração, rápido nas trocas de marcha e bom de curva. A tração integral distribui o torque entre os eixos dianteiro e traseiro e é inteligente o suficiente para, nas curvas, frear levemente as rodas internas para otimizar seu contorno, trazendo uma condução esportiva ao modelo em parte também graças às rodas aro 19 e pneus 235/35 de perfil baixo e alto desempenho.

Mesmo sem precisar acelerar, o contato visual com o Audi RS3 Sportback já faz concluir que se trata de um hot hatch. A grade com moldura de alumínio fosco tipo colmeia mostra agressividade, junto com as lâminas aerodinâmicas instaladas à frente das rodas no para-choques dianteiro. Para-lamas dianteiros alargados, saias laterais acinzentadas, cobertura dos espelhos externos com aparência fosca e um grande defletor de teto traseiro capturam os olhares.
Audi RS3 Sportback vai de 0 a 100 em 4,3 segundos
No interior, a mesma coisa. Acabamento em fibra de carbono, bancos esportivos forrados com couro e costura contrastante. O volante de base reta é multifuncional e forrado de couro e Alcântara, com as aletas para troca de marchas atrás do volante que fazem o motorista se sentir pilotando um Fórmula 1 – o painel com seus mostradores digitais traz até um cronômetro.

No uso urbano, o melhor é ajustar o Audi Drive Select para as opções Comfort ou Efficiency para maior economia de combustível. Mas em Interlagos, com o pé no fundo sem se preocupar com o amanhã, o modo Dynamic traz as melhores sensações. Um excelente programa para um sábado à noite.









Fonte: GQ  Fotos: Divulgação

Promoções imperdíveis!

Produtos em destaque no site

Veja nossas sugestões de produtos